top of page

As Nossas Consultas

 

 

Consulta Programada

 

- Podem ser marcadas por iniciativa do utente.

- Não têm caráter de urgência.

- Destinam-se a avaliar o estado geral de saúde, independentemente da idade ou situação do utente.

- Podem ser usadas para avaliação de doenças crónicas como diabetes mellitus, hipertensão arterial, dislipidemias, doenças respiratórias, cardíacas, psiquiátricas, entre outras.

- Podem ser usadas para avaliação do utente para emissão de atestados, declarações e relatórios.

 

 

 

Consulta Aberta

 

- São consultas de marcação no próprio dia para resolução e avaliação de problemas agudos (p. ex. febre há 3 dias sem outras queixas; dor de cabeça intensa ou desmaio sem causa aparente; falta de ar, tosse persistente, expectoração escura ou dor de garganta há um dia; dor intensa de aparecimento recente; diarreia, vómitos ou enjoos há um dia; ardor a urinar há um dia; aparecimento súbito de borbulhas ou manchas na pele; gravidez com queixas) por médicos e enfermeiros.

- Garantimos resposta no próprio dia a todos os pedidos de consulta por motivo de doença aguda. Esta resposta será adequada à situação clínica que apresente, podendo ser dada através de uma consulta com o seu médico de família, com outro médico de família da USF ou com um enfermeiro de família, podendo, caso a situação clínica o justifique, traduzir-se numa marcação para os dias seguintes.

- Todos os médicos e enfermeiros desta USF têm vagas diariamente que só são disponibilizadas no próprio dia.

- Tenha em atenção que esta consulta não se destina a mostrar exames, renovação de receituário, vigilância ou seguimento de doenças crónicas, avaliação de queixas de longa duração, emissão de relatórios, atestados ou outros procedimentos administrativos. Para estas situações agende uma consulta programada.

- Tenha em atenção que o princípio a respeitar é que todo o utente deve ser preferencialmente consultado pelo seu médico ou enfermeiro de família, pelo que a intervenção de outro médico fica reservada para situações claramente inadiáveis.

- No caso do seu médico/enfermeiro não ter mais vagas de consulta aberta, outro profissional poderá observá-lo caso a situação clínica não possa esperar. 

 

 

Consulta de Diabetes

 

- A Diabetes é uma doença crónica que implica uma vigilância regular. Habitualmente é feita em conjunto pelo enfermeiro e médico de família.

- Se é diabético, deve ter agendada a sua consulta seguinte pelo médico e/ou enfermeiro de família desde a consulta anterior. Se não tem nenhuma marcada, contacte a secretaria.

- Traga o Guia do Diabético sempre consigo para todas as consultas.

 

 

Saúde Infantil e Juvenil

- Serve para vigilância do desenvolvimento das crianças e adolescentes.

- São marcadas nas idades-chave preconizadas pela Direção Geral de Saúde:

15 dias de vida;
1, 2, 4, 6, 9, 12, 15 e 18 meses;
2, 3 e 4 anos;
Exame Global de Saúde aos 5 anos;
6 ou 7 anos;
8 anos;
10 anos;
Exame Global de Saúde aos 12 ou 13 anos;

15 e 18 anos.

- Não se esqueça que o primeiro contacto deve ser tão precocemente quanto possível, de modo a fazer o teste do pezinho ainda antes do 6º dia de vida.

- Traga sempre o Boletim de Saúde Infantil e Juvenil bem como o Boletim de Vacinas. 

 

 

Planeamento Familiar e Saúde da Mulher

 

- As consultas de Planeamento Familiar destinam-se a todos os homens e mulheres em idade fértil inscritos na USF. São isentas de taxas moderadoras.

- Destina-se a todos os casais que pretendam engravidar e que pretendam fazê-lo de modo planeado, bem como a todos os casais que pretendam evitar uma gravidez indesejada.

- Vigilância da mulher na menopausa.

- Rastreio do cancro do colo do útero através da colheita de colpocitologia. Pergunte ao seu médico ou enfermeiro se tem indicação para o realizar.

 

 

Saúde Materna

 

- Destinada a todas as mulheres grávidas que pretendam seguir a sua gravidez na USF, tendo em atenção o protocolo estabelecido com o Hospital Fernando Fonseca e as normas da Direção Geral de Saúde.

- A vigilância da sua gravidez deve começar tão precocemente quanto possível.

- Assim que souber que se encontra grávida, contacte a secretaria para marcação de consulta.

- Não se esqueça que também é muito importante a realização da consulta de revisão do puerpério (1ª consulta de vigilância depois do parto).

- Não se esqueça que logo que tenha alta do hospital depois do parto deverá entrar em contacto telefónico com a USF de modo a programar a sua vigilância e a do seu bebé.

 

 

Consulta médica e de enfermagem no domicílio

 

- Destina-se a doentes incapacitados permanente ou temporariamente de se deslocar a esta USF (doentes acamados ou com graves limitações na mobilização).

- Poderão também ser agendadas em situações como avaliação do domicílio após o parto.

- Só poderão ser marcadas após contacto e avaliação pelo médico ou enfermeiro.

Certificados para incapacidade temporária para o trabalho (Baixa)

 

- O utente que necessite de documento comprovativo de incapacidade temporária para o trabalho deverá solicitar consulta no primeiro dia de doença.

- Não serão justificadas faltas referentes a dias anteriores, a não ser que a clínica o justifique, ou no caso de existir comprovativo emitido por outro médico, com data correspondente aos dias em falta.

- Não serão justificadas faltas por motivos que não sejam por doença.

Consultas sem contacto direto com o médico

- Servem para resolver situações que não necessitem, no momento, de avaliação presencial pelo médico:

Renovação de receituário crónico;
Credenciais de transporte;
Outras situações definidas pelo seu médico de família.

- Estes pedidos deverão ser feitos diretamente na secretaria da USF: presencialmente, por telefone, fax ou correio eletrónico. Caso o utente não seja isento, todos estes atos exigem o pagamento de taxa moderadora.

- Não se esqueça que, após este pedido, o seu médico avaliará a situação e poderá decidir convocá-lo para uma consulta programada, se achar que a sua situação merece reavaliação antes da emissão destes documentos ou caso o receituário crónico não se encontre atualizado ou não tenha cumprido as consultas de seguimento.

- Só será passada a medicação registada no seu processo clínico de modo a que a mesma seja suficiente até à consulta programada seguinte. Caso esta não seja confirmada pelo médico, a mesma não será passada.

- Deve dirigir-se à secretaria para levantamento do receituário após 72h.

- Pedidos de Credenciais de Transporte: devem ser solicitados com 8 dias de antecedência à data da prestação de serviço para que possa ser emitido pelo Médico e aprovado pela Direção Executiva/Conselho Clínico do ACES Amadora.

- Pedido de Credenciais de Fisioterapia: os pedidos de credenciais de fisioterapia, desde que por indicação do seu Médico de Família, devem ser deixados no balcão administrativo e poderão ser levantados em 72h. Quando os tratamentos excedem os 120 dias após a primeira credencial deve ser preenchido formulário específico para autorização pela Direção Executiva/Conselho Clínico. 

- Não peça ao seu médico de família transcrição ou renovação de exames prescritos por outros médicos ou medicamentos já adquiridos na farmácia sem avaliação médica prévia.

- Caso não levante o seu pedido de receituário num prazo máximo de 20 dias, o mesmo será anulado.

 

 

Atendimento médico e de enfermagem por telefone

 

- Todos os médicos e enfermeiros têm um período disponível para atendimento telefónico aos seus utentes.

- O seu médico ou enfermeiro atendê-lo-ão no horário diário predefinido para o efeito. 

- Este período serve para esclarecimento de dúvidas sobre a medicação ou sobre a sua situação clínica.

- Não use este meio para tentar marcar consultas de vigilância. Não se esqueça que para marcar consultas deverá sempre contactar a Secretaria da USF. Se necessário, os secretários clínicos contactarão o seu médico ou enfermeiro para obtenção de resposta.

- Não peça para ser atendido telefonicamente pelo seu médico ou enfermeiro fora do horário estabelecido, pois estará a interromper uma consulta.

 

 

Vacinação

 

- As vacinas são administradas de acordo com o programa nacional de vacinação (PNV).

- Qualquer outra vacina prescrita só pode ser administrada mediante a apresentação da receita ou guia de tratamento passada pelo médico que a prescreveu.

- Não se esqueça de marcar com antecedência o ato de vacinação através da secretaria.

- Traga sempre consigo o Boletim de Vacinas. 

 

Sala de Tratamentos

 

- Na sala de tratamentos da USF são efetuados vários tipos de cuidados: 

Administração de medicação injetável; 

Realização de pensos; 

Outros tratamentos e avaliações de enfermagem.

- Para marcar um tratamento entre sempre em contacto com a secretaria. Estes podem estar sujeitos a taxas moderadoras.

- Não se esqueça que todos os tratamentos e administração de medicação serão feitos conforme a guia de tratamentos emitida pelo médico. Traga-a sempre consigo.

Funcionamento da Secretaria

 

- O atendimento na secretaria decorre entre as 8H e as 20H, efetuando-se por ordem de chegada, excetuando os utentes com consulta programada para os 20 minutos seguintes, aos quais será dada prioridade de atendimento.

 

Atendimento ao público

 

- Inscrição de novos utentes.

- Alteração de dados dos utentes.

- Agendamento de consultas e outros atos.

- Validação de documentos emitidos.

- Cobrança de taxas moderadoras.

- Informações aos utentes sobre: 

Serviços de saúde prestados pelos profissionais da USF e respetivos horários; 

Recursos existentes na comunidade;

- Procedimentos necessários para a marcação de consultas no Hospital Fernando Fonseca ou noutras instituições.

 

Atendimento Telefónico

 

- Recomendamos que sempre que tenha um assunto a tratar, telefone primeiro.

- Faremos sempre o possível para que as chamadas telefónicas sejam atendidas com rapidez e profissionalismo.

- Sempre que telefonar, tenha consigo o número de utente que se encontra no cartão de utente ou cartão do cidadão.

- Se o profissional com quem deseja falar não estiver acessível no momento, ser-lhe-á dado um horário para voltar a telefonar.

- Poderá tratar dos seguintes assuntos pelo telefone com o Secretário Clínico: 

Alterações de dados pessoais (telefone, morada, etc.); 

Informações sobre horários e serviços e recursos de saúde disponíveis na comunidade; 

Marcações, transferências ou anulação de consultas;

Pedido de receituário crónico.

 

Serviços Mínimos

A USF garante serviços mínimos no caso da ausência de vários profissionais por qualquer motivo (com exceção de situação de greve, em que não são assegurados serviços mínimos). Podem, no entanto, implicar alterações nos períodos de presença dos profissionais, no horário da sua consulta ou tratamento.

 

Os serviços mínimos garantidos na USF Amato Lusitano são:

 

Médicos
- Situações de doença aguda que surjam na USF que sejam inadiáveis bem como agudizações de doenças crónicas (ex: crises hipertensivas, descompensação diabética) ou intercorrências na gravidez.

- Renovação de receituário imprescindível.
- Avaliação e orientação de todos os pedidos de consulta que surjam.

- Pedidos de orientação para interrupção voluntária de gravidez.

- Contraceção de emergência.
- Consulta de intersubstituição.

 

Enfermeiros
- A sala de tratamentos deverá permanecer sempre em funcionamento.

- O horário de vacinação deverá ser mantido.
- Cuidados domiciliários de enfermagem que não possam ser adiados.

- Avaliação e orientação de situações de doença aguda que surjam na USF que sejam inadiáveis bem como agudizações de doenças crónicas (por exemplo crises hipertensivas, descompensação diabética).

- Distribuição de anticoncecionais e contraceção de emergência.

- "Teste do pezinho".

 

Secretaria

- Atendimento ao público.
- Atendimento telefónico.
- Registo administrativo de contacto das consultas que se encontrem a decorrer. 

 

 

bottom of page